INSTITUTO CONSULADO DA MULHER
INSTITUTO CONSULADO DA MULHER
Assessorar empreendimentos populares protagonizados por mulheres, com aporte de conhecimentos e recursos que viabilizem geração de renda e qualidade de vida. Esta é a Missão do Consulado da Mulher, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
Sabe-se que todo o investimento social aplicado com as mulheres traz resultados positivos comprovados para toda a sua família e comunidade. Pelo seu papel de mãe, educadora e pilar de sustentação da família, a renda obtida pela mulher, em sua atividade empreendedora, é revertida em beneficio de seus filhos e familiares.
NOSSO TRABALHO
O Consulado da Mulher conta com uma metodologia própria de assessoria a empreendimentos populares, reconhecida pela Fundação Banco do Brasil, Unesco e KPMG como uma tecnologia social, replicável, eficaz e que entrega os resultados aos quais se propõe.
Em seu processo de assessoria o Consulado da Mulher desenvolveu ferramentas que permitem a gestão e o acompanhamento periódico dessas mulheres em suas atividades, sugerindo mudanças e melhorias, até que ele possa garantir sua emancipação.
Todo o trabalho está fortemente ligado à melhoria da qualidade de vida das pessoas beneficiadas pela iniciativa. Isso é possível graças aos Princípios Metodológicos da nossa atuação, que contemplam a Educação em Gênero e Economia Solidária e Comércio Justo, conceitos que, incorporados ao processo de assessoria, tornam questões como segurança no trabalho e resolução de conflitos tão importantes quanto a geração de renda em si.
NOSSOS PROGRAMAS
Programa Mulher Empreendedora
O trabalho do Consulado da Mulher está organizado em duas iniciativas. A primeira é o Programa Mulher Empreendedora, que acontece nas cidades de Rio Claro (SP), Joinville (SC), Manaus (AM) e São Paulo (SP), em que é mantida uma equipe de técnicos sociais, responsáveis pela assessoria direta ao público de mulheres beneficiadas.
Programa Usinas do Trabalho
Tem como objetivo principal fortalecer a atuação de instituições sociais que trabalham com o incentivo à geração de renda por meio de pequenos empreendimentos em todo o Brasil.
São instituições sociais sem fins lucrativos as responsáveis pela assessoria presencial e pelo acompanhamento do desempenho dos empreendimentos populares, de acordo com a metodologia desenvolvida pelo Consulado da Mulher. As entidades proponentes são avaliadas de acordo com seu histórico de atuação com a comunidade e potencial de geração de renda do projeto.
Hoje, o Programa tem 50 parceiros institucionais, em 18 estados, por meio dos quais assessora 77 empreendimentos e beneficia diretamente 1.389 mulheres, das quais 1.141 já geram renda. Considerando filhos e outros dependentes econômicos da renda gerada pela mulher empreendedora, são quase 5.000 pessoas beneficiadas em todo o país.
NOSSOS RESULTADOS
Presente em 19 Estados do País, o Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, assessora 196 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 2.237 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, o Consulado já beneficiou mais de 27 mil pessoas.
Em 2010, o Consulado da Mulher foi escolhido pela Clinton Global Initiative (CGI), do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, para participar do encontro anual, em Nova York, e expor seu modelo de atuação. O Encontro Anual da CGI é reconhecido por reunir, entre outros participantes, chefes de Estado, vencedores de prêmios Nobel da Paz, executivos, líderes de ONGs de atuação mundial e formadores de opinião para planejar projetos específicos de enfrentamento dos desafios econômicos, ambientais e sociais mais urgentes da atualidade.
Desenvolvimento social, econômico e comunitário
Mulheres
Todo o Território Brasileiro