Projeto Lutando Pela Paz
Projeto Lutando Pela Paz
A ação de intervenção visa dar sustentabilidade às políticas públicas por meio de trabalhos no que tange a prevenção, tratamento e repressão ao uso de drogas licitas e ilícitas, por isso o objetivo é atuar em favor dos cidadãos com faixa etária entre 07 a 17 anos completos, com ênfase naqueles que nascem em um lar onde os genitores são dependentes químicos e a lógica que prevalece é a da violência, juntamente com suas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade com risco social e pessoal. O trabalho é desenvolvido com o público jovem por meio de esporte, cultura, reforço ao companheirismo, a cultura da paz e criação de novas lideranças na comunidade, para que o traficante não ocupe este posto.
O Projeto surgiu a partir de uma pesquisa na comunidade que revelou a necessidade de um trabalho organizado, em rede, para congregar, animar e estruturar as diversas atividades necessárias à redução dos danos causados à sociedade, em razão desta epidemia que está atingindo todo o país e a cada dia aumentando em nossa cidade, com um elevado custo social, que nós suportamos.
Para obter sucesso na realização concentra forças no objetivo comum igreja, comunidade, Prefeitura Municipal de Colatina, o Poder Judiciário, o grupo Águia Branca, Capítulo Colatina nº 145 da Ordem DeMolay, Sociedade São Vicente de Paulo, Rotarys Club, Lions Club, Associação de Produtores Rurais de São Pedro Frio e entidades de classe e empresarial.
O projeto é aprovado pelo CMDCA (Conselho Municipal da Criança e Adolescente).
No primeiro momento o bairro Ayrton Senna foi referenciado para o projeto-piloto por possuir uma população com menor índice de desenvolvimento sócio econômico estimado no Município, concentrando assim alto índice de violência com uso e abuso de drogas licitas e ilícitas por crianças, adolescentes e jovens.
O trabalho de prevenção iniciou-se com oficinas de futebol, artesanato, capoeira, percussão, sendo incluído posteriormente boxe olímpico, kickboxing, jiu-jitsu, xadrez e música, são oferecidas turmas na parte da manhã e à tarde para atender aos jovens sem interferir na vida escolar.
Pode-se afirmar que o projeto neste curto tempo de existência mudou o comportamento de muitas crianças e adolescentes, reduzindo os danos causados à sociedade. Dentre os resultados alcançados se podem citar: a implantação da Polícia comunitária no bairro Ayrton Senna; o acordo para fechamento de todos os bares do Bairro Ayrton Senna às 23 (vinte e três) horas; diminuição da criminalidade; diminuição da evasão escolar; mudança de comportamento dos jovens que participam do projeto; solicitação para apresentação do grupo de percussão e do coral em vários eventos da comunidade; participação da família no projeto, embora em pequeno número e jovens participantes do projeto com títulos em competições como: campeão capixaba de boxe olímpico; campeão da copa Brasil de jiu jitsu; campeão capixaba de kickboxing; campeão brasileiro de kickboxing; campeão da copa Brasil de kickboxing; campeão sulamericano de kickboxing; campeão de futebol na categoria 12/14 anos na Copa da cidade; vice campeão de futebol na taça da cidade categoria sub 16; classificada para disputar as finais da Copa a Gazetinha a nível estadual as categoria sub 11 e sub 16.
Espera-se que as outras comunidades inseridas no projeto possam também apresentar resultados semelhantes e ampliar os já obtidos. Merece destaque a implantação da Polícia Comunitária, no Bairro Ayrton Senna, que foi uma inovação, trazendo grande mudança na área de segurança, com trabalho participativo da polícia e comunidade que visam os mesmos objetivos, segurança e o bem estar de todos.
Comunidade / População em geral
Espírito Santo
Outras