Pólo Cultural Lar Maria & Sininha
Pólo Cultural Lar Maria & Sininha
O Associação Lar Maria & Sininha é uma organização não-governamental que oferece diariamente e gratuitamente oficinas culturais e educacionais de capoeira, informática, produção textual, teatro, dança e percussão a aproximadamente 250 jovens, de 05 a 21 anos, moradores do bairro e de seu entorno, no contra-turno escolar.
A instituição está localizada no Jd. Mata Virgem (zona sul da cidade de São Paulo), bairro caracterizado pelas altas taxas de natalidade, subemprego e desemprego, gravidez na adolescência, analfabetismo e evasão escolar, além da extrema carência de infra-estruturas sanitárias e de espaços de cultura e lazer, enfim, de equipamentos públicos necessários a garantia dos direitos humanos. Atualmente, o único equipamento público é uma Unidade de PSF Programa de Saúde de Saúde da Família – UBS/Mata Virgem, apesar dos 19 mil moradores. Portanto, a falta de equipamentos estruturais, de cultura e educação configura-se enquanto uma das principais problemáticas dentre tantas que afligem o bairro, o que torna seus moradores mais vulneráveis as mazelas sociais, como por exemplo, a criminalidade, principalmente, no que tange as crianças e os adolescentes.
Por conta desta realidade a Associação Lar Maria & Sininha, que está presente no bairro há mais de 20 anos, passou a lutar pela construção de um espaço no e para o bairro, recheado de atividades culturais diversas, onde crianças e adolescentes possam ter a oportunidade de entrar em contato com uma multiplicidade de vivências e saberes advindos de experiências sócio-culturais, o que fornece elementos para que nossos jovens tenham uma reflexão mais aprofundada acerca do mundo que o cerca.
Pensando no poder transformador das ações socioculturais, no ano de 2009, a organização lançou o projeto Pólo Cultural Lar Maria & Sininha que, por meio das várias oficinas oferecidas, fornece a nossas crianças e jovens a possibilidade de desenvolverem suas capacidades de leitura e escrita, além de suas capacidades artísticas e culturais, o relacionamento interpessoal, autoconfiança em suas identidades, além de produzirem diversos espetáculos culturais em casas de cultura da região nos finais de semestre. Esse contato com a cultura os tornou ativos no exercício de sua cidadania perante a comunidade que os cerca.
Dessa forma o Associação Lar Maria & Sininha busca angariar recursos financeiros com vistas a manutenção das oficinas do projeto Pólo Cultural Lar Maria & Sininha, as quais têm como proposta propiciar a “leitura do mundo” dos educandos através do desenvolvimento de suas capacidades leitoras e de produção textual. A missão é, portanto, é incitar neles a “leitura” crítica de suas realidades, a partir do contato com a diversidade cultural possibilitada pelo acesso à leitura e a escrita, já a meta é oferecer a possibilidade de um maior desenvolvimento a crianças e jovens, de 05 a 21 anos, moradores do bairro Mata Virgem, no que diz respeito às práticas de leitura, escrita e expressão verbal e corporal. Assim, na organização as oficinas de capoeira, de teatro, de informática, de percussão se articulam (enquanto linguagens particulares) as atividades dirigidas que trabalham com o texto escrito, o que é a proposta específica da oficina de produção textual chamada de “A Língua que eu falo”.
Para maiores informações ver o site da organização: http://www.larmariasininha.org.br
Crianças e Adolescentes
Outras em educação
São Paulo