II Festival de Inverno de Vilas e Favelas
II Festival de Inverno de Vilas e Favelas
O Festival de Inverno de Vilas e Favelas é uma iniciativa da Associação Arebeldia Cultural, que ocorre durante 10 dias no mês de julho, na comunidade Alto Vera Cruz/BH. O festival conta com uma programação diversificada nas áreas de cultura, educação e saúde.
São realizadas oficinas, palestras, intervenções, workshops e apresentações culturais variadas: grafitti, cinema, sarau, música, ioga, fotografia, jardinagem, nutrição, teatro, brincadeiras e muito mais.
A programação é inteiramente gratuita e aberta ao público da cidade como um todo.
O festival teve sua primeira edição em julho de 2016 e pretende se tornar uma evento anual. Já no primeiro ano contabilizou os seguintes indicadores:
- 9 dias de Festival
- 80 horas de evento
- 54 atividades realizadas
- 8 shows musicais
- 1 contação de histórias
- 1 peça de teatro
- 9 exibições de filmes
- 1200 pessoas atendidas
- 100 voluntários empenhados
O Objetivo do festival é realizar ações de intercâmbio cultural entre as diferentes regiões da cidade promovendo
essencialmente o desenvolvimento da comunidade do Alto Vera Cruz através do fomento e democratização da cultura.
Além disso o Festival se preocupa em descentralizar as atividades culturais da capital mineira, transferindo os eventos para as áreas periféricas mitigando os entraves da mobilidade urbana. Além disso,com a descentralização, o festival promove a interação entre as diferentes regiões de Belo Horizonte.
Sobre a Associação Arebeldia Cultural
Idealizada por Flávio Renegado e Danusa Carvalho, a Associação Arebeldia nasceu do desejo de atuar no contexto sociocultural e nas lutas comunitárias do Alto Vera Cruz, por meio da cultura.
Atuando de forma independente e com parceiros voluntários desde a sua fundação, em 2010, a entidade desenvolve ações de fomento à arte e à cultura na comunidade, em presídios, oficinas, debates e palestras na capital e no interior do estado. O principal objetivo da ONG é gerar oportunidades de acesso, socialização e profissionalização, canalizando a rebeldia de adolescentes e jovens para a formação humana através da arte e da cultura.
Em maio de 2016, a Arebeldia inaugurou sua sede provisória no Alto Vera Cruz que sediou o I FIVEF e outras ações pontuais de cultura e formação.
Sobre o Alto Vera Cruz
Localizado na regional leste de BH, a comunidade do Alto Vera Cruz sempre mostrou a sua forte atuação cultural por meio de mobilização para a realização de festas juninas, forrós, gafieiras, encontros de sanfonas e grupos de Congado, independente de todos os problemas enfrentados pelo aglomerado. Entre eles, ausência de saneamento básico, moradia precária, violência, entre outros.
A população local encontrou nas manifestações culturais a sua vocação para as lutas sociais. E assim, em 1970, nasceu o Grupo de Dança Afro e o Grupo de Teatro da Terceira Idade. Na década de 1980, já havia mais de 10 grupos culturais de forte expressão em toda cidade, além de artistas independentes, como Flávio Renegado, Negro F., Robson Batata e Meninas de Sinhá.
Comunidade / População em geral
Cultura, arte e recreação
Minas Gerais
Artes Integradas